Mercado Público Municipal

Fizemos a indicação 664, de 16 de outubro de 2019, sugerindo a criação de um Mercado Público Municipal.

 

A vocação turística, de lazer e de negócios, do nosso município; o costume das confraternizações diárias de grupos de amigos e profissionais; o status de cidade universitária; o hábito enraizado de frequência aos cafés, restaurantes, bares e choperias; são alguns dos elementos que imprimem cada vez mais um aspecto moderno e diferenciado aos momentos de convívio social dos cidadãos santa-cruzenses e àqueles que aqui se encontram, ainda que a passeio ou negócios.

 

Assim, diversificar os ambientes de interação social, a exemplo da expansão e revitalização do calçadão da Rua Marechal Floriano, e o fechamento e adequação do entorno da Sanga São João, faz parte da gama de atribuições do executivo, no propósito de alcançar aos munícipes melhores ambientes de convivência.

 

A criação de um Mercado Público, especialmente no local sugerido – ao lado da nova Biblioteca Municipal e de uma recém inaugurada praça, além da proximidade ao parque da Oktoberfest, Monumento do Imigrante, centro da cidade e calçadão da Rua Marechal Floriano, em muito contribuiria para a afirmação turística do município nos cenários regional e estadual, além de servir cotidianamente à toda a população.

 

Os mercados municipais são importantes locais de convivência e sociabilidade, possibilitam ricas trocas culturais uma vez que participam da vida comunitária das populações locais por meio de relações de produção, compra e venda de produtos. Compreende-se, nesta ótica, que sua função social e comunitária vai muito além de funções apenas econômicas; pode-se atestar que as transações econômicas estabelecidas por meio da comercialização da produção agrícola, artesanal e industrial, estão correlacionadas a diversos outros fatores e arranjos socioculturais.

 

São locais que agrupam pessoas de diversas classes sociais, com infinitas finalidades e servem de alavanca para atividades comerciais, culturais e de lazer de toda a comunidade.

 

Entre os edifícios de domínio do Estado, os mercados públicos vêm ganhando destaque por seu potencial cultural, econômico e democrático. Um espaço popular, onde os diversos segmentos da sociedade se reúnem e interagem, seja na forma de negociar ou divertir. Hábitos que transcendem a ideia de um simples comércio, que simbolizam uma manifestação cultural legítima e agregam à memória afetiva de quem cresceu frequentando esses locais.

 

Indicação disponível em: http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/documento/indicacao-no-664-2019-41399

 

Ouça o nosso pronunciamento:

 

8 respostas
  1. Aurio Oliveira
    Aurio Oliveira says:

    Boa.iniciativa Alex. E uma ideia que pode ser.comstruida e que fara bem para nosso municipio. parabens.

  2. João Luís Da Costa
    João Luís Da Costa says:

    Ótima iniciativa, Alex, esse é o papel do Legislativo e Executivo, trabalhar para o desenvolvimento e prosperidade da nossa sociedade. Idéias assim devem ir adiante, e outras nesse sentido podem ser criadas, para o bem do cidadão. Onde assino?

  3. Claudio haas
    Claudio haas says:

    Boa tarde Alex achei a ideia otima não podes deixar morrer ..ate porque 65 anos atraz ja existia um mercado publico em Santa cruz …justamente no local que voce indicou…lembro muito bem quando criança ia com meu falecido pai…no mercadao publico….depois neste local foi colocado a corporaçao dos bombeiros em SCS…..mas queremos dizer q seria um grande avanço para nossa cidade,e nao interferia em nada nas feiras rurais..
    até porque as feiras não sao diárias….abç.

    • alex
      alex says:

      Muito obrigado pelo apoio…e que ótima informação o Senhor nos deu, pois não sabia que ali tinha funcionado um mercado público (nem que Santa Cruz já tinha tido um).

Os comentários estão fechados.