Programa Santa Cruz sem Bituca

Indicamos no expediente 134/2017 que o Município seja protagonista na preservação ao meio ambiente por meio de uma ação simples, barata, viável e sustentável: a criação de um programa de coleta de bitucas.

A preocupação com o nosso meio ambiente deve estar constantemente em evidência, objetivando que as futuras gerações não paguem um alto preço pela irresponsabilidade ambiental das gerações ascendentes.

O toco de cigarro é um micro lixo tóxico, um resíduo que não é levado à sério quando o assunto é separação, acondicionamento, coleta e destinação final. Numa primeira análise, pode-se considerar que o descarte de uma pequena bituca (toco de cigarro) não gera grandes prejuízos ao meio ambiente. Contudo, o Ministério da Saúde aponta que 14,8% da população do Rio Grande do Sul é fumante. De acordo com o IBGE, o município de Santa Cruz do Sul tem uma população estimada de 126.775 habitantes para ano de 2016. Utilizando como parâmetro o indicador do número de fumantes de nosso Estado em relação a população aproximada do nosso município, chegamos ao resultado superior a 18 mil fumantes. Se cada um fumar 10 cigarros por dia, teremos 180.000 tocos de cigarro descartado diariamente.

 

Acesse a indicação em: http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/upload/2017/04/04/indicacao-134-2017-58e3d4cc25c47.pdf