Jiu Jitsu e Judô nas escolas municipais
Fizemos a indicação nº 705/2019, que propõe que sejam oferecidas aulas de Jiu Jitsu e Judô nas escolas públicas municipais.
Dados científicos dão conta de que o sobrepeso e a obesidade infanto-juvenil atingem percentuais preocupantes no nosso país. Associado a isso, uma série de doenças encontram campo fértil e trazem graves consequências desde a juventude até a idade adulta, com severos riscos às pessoas e alto custo financeiro ao sistema de saúde como um todo.
Neste sentido, com o propósito de minimizar tais problemas de saúde pública, sugerimos a prática institucionalizada de modalidades que, além do aspecto físico, envolvem sobremaneira a educação, o respeito e a disciplina como princípios. Tornar as crianças e adolescentes mais ativos, minimizando o excessivo uso de eletrônicos, é medida simples e responsável a que está obrigado o poder público.
Desta forma, fica evidente que é vital o papel do “Jiu Jitsu” e do “Judô” na melhora de sobrepeso e obesidade, socialização e outras co-morbidades, e que são modalidades prazerosas no processo de desenvolvimento integral e estilo de vida das crianças e adolescentes.
A prática destas artes marciais refletirá em educação, respeito com os companheiros, com os professores e ambiente em que convivem e, sedimentando a realização de exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis, encaminhará os jovens para a vida adulta com um estilo de vida correspondente.
Acesse a indicação em
http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/upload/2019/11/19/indicacao-705-2019-5dd448124f469.pdf